QUESTÕES DE CRIMINOLOGIA

Caros alunos dos Cursos de Aperfeiçoamento para Classe Especial das Carreiras da Polícia Federal (Delegado, Perito, Escrivão, Agente e Papiloscopista) na disciplina de Criminologia,

Estou disponibilizando um compilado de exercícios de fixação com base no material didático da nossa disciplina (Apostila Temas Especiais de Criminologia) na Academia Nacional de Polícia.

Julgo que seja uma boa maneira de vocês se prepararem para a avaliação final e darem mais um importante passo para a tão sonhada promoção.

Saudações federais!!

DPF Humberto Brandão

Tutor de Criminologia




Exercícios de Fixação

Temas Especiais de Criminologia

Tutor: DPF Humberto de Mattos Brandão



Nas assertivas abaixo, assinale verdadeiro ou falso:

1)    Nos primeiros tempos da história humana a resposta ao crime praticado era feita por iniciativa da própria vítima ou de seus afins. Este período denomina-se de Vingança Privada que num primeiro momento é de cunho individual e depois de organização coletiva.



a)    Verdadeiro                           b) Falso



2)    As forças da natureza fizeram com que a humanidade passasse a acreditar em elementos místicos, isto é, que o raio, o fogo, as pestes e a seca eram oriundas do temperamento dos deuses. O período denominado de Vingança Divina ou Religiosa é assim chamado porque vinculamos a punição criminal com o pensamento do rei, representante de Deus na terra.



a)    Verdadeiro                           b) Falso



3)    Os mesopotâmicos desenvolveram o Período da Vingança Pública, que é um período de descoberta da necessidade de limites da pena e de uma certa proporcionalidade no castigo. Havia duas modalidades: o talião e a composição.



a)    Verdadeiro                           b) Falso



4)    No talião simbólico a pena é similar ao crime, também aplicada corporalmente.



a)    Verdadeiro                           b) Falso



5)    Assinale a alternativa correta:



·         Roma também empregou a vingança pública sem, porém, utilizar argumentos religiosos para dirigir os negócios do estado.



·         O sistema acusatório de Roma era um processo público, formal, escrito e constituído por partes distintas: acusador, defensor e juiz



·         No Século IV, surgiu em Roma a figura do juiz inquisidor, o qual centralizava praticamente todas as funções de investigação, acusação, defesa e julgamento e até influencia as práticas da atividade policial brasileira, por intermédio do inquérito policial.



a)    Todas as alternativas estão corretas;

b)    Todas as alternativas estão erradas;

c)    Apenas duas alternativas estão corretas;

d)    Apenas uma alternativa está correta.


6)    A Escola Clássica teve o mérito de incorporar os princípios do Iluminismo no Direito Penal. Contudo, não deu relevância à realidade do que acontecia nas ruas e nos tribunais. A lei não era para todos, mas somente para os estigmatizados pela pobreza, religião, raça ou condição de mulher.


a)    Verdadeiro                           b) Falso



7)    Para SUTHERLAND a diferença em taxas de crime não pode ser atribuída às diferenças raciais como tais. Só se poderia determinar a importância da raça como fator biológico comparando-se os negros de um ‘status’ econômico e cultural específico com brancos nascidos no país do mesmo ‘status’


a)    Verdadeiro                                 b) Falso


8)    Cifra oculta foi um fenômeno desenvolvido por LOMBROSO em suas pesquisas e criticado por SUTHERLAND.


a) Verdadeiro                                   b) Falso



9)    Podemos apontar como erro de LOMBROSO o fato de enquanto ele pesquisava sobre o autor de um pequeno furto que estava preso, deixava escapar os autores de crimes sexuais, crimes de corrupção e crimes de estelionato, além é claro, de todos os outros crimes que fazem parte do cotidiano de uma comunidade e não são criminalizados.


a) Verdadeiro                                  b) Falso


10)  Um dos motivos para a ocorrência da cifra oculta em larga escala é apontada como a falta de planejamento governamental, isto é, estabelece-se uma quantidade de crimes elevada destinada a penalizar as condutas da grande massa da população estigmatizada, embora não haja capacidade de apuração dos fatos tidos como criminosos.


a)    Verdadeiro                                 b) Falso



11)  Assinale a alternativa correta.



·         conseqüência da impressionante cifra oculta é que se deixa à critério das instituições a seleção de pessoas que será criminalizada, em contrapartida, grande parte deixa de ser responsabilizada porque não está no critério da seleção. Trataremos desse assunto mais adiante



·         SUTHERLAND, ao conceber a Teoria da Associação Diferencial, afirmava que determinadas normas ditam que algumas condutas que causam enorme prejuízo social são regulares e aceitáveis, enquanto que outras condutas que são menos lesivas à coletividade são insuportáveis e inaceitáveis, tais como um furto na rua.



·         De acordo com a Teoria da Associação Diferencial, a convivência com o grupo gera o aprendizado de condutas que são consideradas aceitáveis por parte de um grupo, mas que por outro lado são consideradas crime por parte de outro grupo. O crime pode ser aprendido e internalizado como algo aceitável, dependendo do grupo que se faz parte.



·         O critério para se estabelecer quais condutas são crime e quais condutas não são consideradas crime passa pela força do grupo que detém influência sobre o Poder Executivo e sobre o Poder Judiciário.



a)    Todas as alternativas estão corretas,

b)    Apenas três alternativas estão corretas,

c)    Apenas duas alternativas estão corretas-

d)    Todas as alternativas estão incorrectas-

e)    NDA



12)  Assinale a alternativa correta_


·         Segundo a Teoria da Anomia abordada por Robert K. MERTON (1910-2003) a sociedade estipula metas a serem atingidas, mas os recursos disponíveis são insuficientes para todos. Então, alguns praticam crimes para satisfazer as suas necessidades,


·         Pela Teoria da Anomia, a sociedade não é responsável pelos fatos criminosos, sendo o crime explicado por fatores psicológicos que impelem os indivíduos à delinquência, fomentado pelo ambiente altamente competitivo em que vivemos,



·         No início do século XX despontou nos Estados Unidos uma escola que ficou conhecida como Escola de Chicago. Uma de suas linhas desenvolveu a ideia de que o crime tem localização geográfica na cidade,



·         A Teoria Ecológica explica porque nos bairros pobres existe maior criminalidade do que nos bairros ricos.



a)    Todas as alternativas estão corretas,

b)    Apenas três alternativas estão corretas,

c)    Apenas duas alternativas estão corretas-

d)    Todas as alternativas estão incorrectas-

e)    NDA



13)  A Criminologia Marxista ou Radical concebe o crime como uma revolta das pessoas oprimidas economicamente contra o sistema capitalista. Os partidários desta corrente apontam a estrutura da sociedade dividida em classes sociais como a responsável pela criminalidade


a) Verdadeiro                                   b) Falso



14)  O fator econômico é muito importante na sociedade e explica o fenômeno da criminalidade


a)    Verdadeiro                                 b) Falso



15)  O paradigma etiológico procura explicar a criminalidade a partir de fatores que o ser humano não controla, tema este ligado ao determinismo. Assim, não somente os fatores apontados por LOMBROSO (formato físico) e FERRI (influência decisiva do meio) seriam determinantes da criminalidade, mas também fatores sociais como a idéia de anomia de MERTON e também de diferença econômica, esta última de alguns marxistas.


a)    Verdadeiro                                 b) Falso



16)  O programa de política criminal denominado de Tolerância Zero -. anos 1980 (James Wilson e George Kelling) apregoava que todas as transgressões, desde os pequenos delitos aos grandes crimes econônicos, deveriam ser punidos e levados os seus autores para responderem diante do poder público.


a)    Verdadeiro                           b) Falso


17)  Rudolphi Giuliani, implementou o programa de política criminal denominado Tolerância Zero, aumentando o contingente policial significativamente e levando qualquer autor de conduta desviante por menor que fosse à responsabilização.


a)    Verdadeiro                                 b) Falso


18)  Uma crítica geral a esta concepção é que enquanto as ruas ficam livres de mendigos e indesejáveis, os criminosos do colarinho branco e os partícipes de organizações criminosas passeiam tranquilos na calçada. Na verdade, a Tolerância Zero se faz contra os vulneráveis ao sistema, punindo-se a criminalidade leve enquanto se dá uma aparência de sociedade organizada que deixa de lado o foco dos crimes mais graves e violentos.


a)    Verdadeiro                                 b) Falso



19)  Assinale a alternativa correta:


·         O Direito Penal e o Processual Penal não constituem freios para a força estatal sobre o indivíduo, razão pela qual surgiu o ABOLICIONISMO.



·         Partindo do reconhecimento dos direitos humanos concebidos no Iluminismo, o Garantismo reconhece os malefícios da presença estatal e prega a eliminação do Direito Penal na resolução dos conflitos sociais, substituindo-o por outros ramos do Direito, como o Direito Civil, o Direito Administrativo etc.


·         A imensa quantidade de leis que criminalizam as condutas torna o estado um agente do bem e do mal, decidindo quem irá punir e quando. Logo, o garantismo sustenta que somente condutas essencialmente danosas à sociedade podem ser consideradas crime.


·         O princípio da subsidiariedade no Direito Penal prega que somente as condutas mais graves que não podem ser tratadas por nenhum outro ramo do Direito (Civil, Trabalhista, Administrativo, etc.) é que podem ser consideradas crime.

·

a.    Todas as alternativas estão corretas,

b.    Apenas três alternativas estão corretas,

c.    Apenas duas alternativas estão corretas-

d.    Todas as alternativas estão incorrectas-

e.    NDA


20)  O termo ‘criminologia crítica’, inspirado na citada tradição da Escola de Frankfurt, começou, nos Setenta, a unificar várias posições distintas, que iam desde o interacionismo até o materialismo, e que se assemelhavam mais naquilo que criticavam do que naquilo que propunha.


A)   Verdadeiro                                 b) Falso


21)  Assinale a opção correta_


·         O termo SUBCULTURA tem o sentido de cultura inferior e distinta da cultura dominante, cultura aquela que adota outros valores de linguagem e de normas de comportamento.


·         As subculturas se formam devido à necessidade que as pessoas têm de reconhecimento pessoal. Quando não se encontra tal reconhecimento, procura-se desesperadamente uma alternativa. Isso tudo é natural, pois faz parte da natureza sociável do ser humano e o reconhecimento do grupo é parte fundamental da sociabilidade.


·         A Teoria do Etiquetamento mudou o foco da Criminologia do meio social para a pessoa que pratica o crime.


·         Cohen designava de subcultura a identificação de adolescentes rebeldes que criavam sistemas de promoção pessoal independentes dos valores convencionais, faziam fórmulas alternativas de sucesso. A subcultura cria símbolos próprios e significados próprios, linguagem e valoração distintos do normal.



a)    Todas as alternativas estão corretas,

b)    Apenas três alternativas estão corretas,

c)    Apenas duas alternativas estão corretas-

d)    Todas as alternativas estão incorrectas-

e)    NDA



22)  Assinale a opção correta:


·         Em relação aos períodos das punições, podemos afirmar que o Período Dogmático é aquele em que os Princípios Penais são sistematizados e estudados em confronto. com a legislação. O Direito Penal torna-se uma disciplina sofisticada e complexa que muitas vezes se afasta da realidade social.



·         O Período Humanitário surge com o Iluminismo no Século XVIII e reflete-se na tendência de eliminar a tortura como forma de investigação e punição, aplicar penas mais humanas e fundamentar-se na legalidade. Marca o surgimento da prisão como pena privativa de liberdade.



·         Em relação às Escolas Penais, podemos afirmar que são características da Escola Clássica: a) Método Dedutivo; b) Fundamento da Punição. No livre arbítrio (todos têm plena liberdade de opção); c) Função da Pena. Retribuição pela livre opção pelo crime.



·         A Escola Positiva tem como características: a) Método dedutivo; b) Fundamento da Punição é a. defesa da sociedade contra o criminoso; Função da Pena. é a prevenção de novos delitos



a)    V, V, V, F

b)    V, V, V, V

c)    V, V, F, V

d)    F, V, V, V

e)    NDA


23)  O estigma pode ser conceituado como uma característica objetiva que recebe uma valoração social negativa, possuindo um aspecto objetivo e outro subjectivo. O aspecto objetivo é a avaliação ruim que se faz do portador da marca objectiva. O aspecto subjetivo é perceptível pelos sentidos: pobreza, comportamento, cor da pele, sexo, atividade religiosa, necessidade especial.


a)    Verdadeiro                                 b) Falso



24)  Os estigmas constituem uma espécie de meta-regras. Meta-regras são regras práticas da sociedade, tais como: - cumprimentar as pessoas quando as encontramos (bom dia, boa tarde, olá), cantar parabéns no dia do aniversário; a necessidade de pedir licença para passar próximo de outra pessoa, o dever de pedir desculpas quando ofendemos alguém, etc. Denominam-se ‘meta-regras’ porque estão além das regras legais (formais).



a)    Verdadeiro                           b) Falso



 25)  No que diz respeito aos estigmas, julgue os itens abaixo:

Nas academias de polícia a inclusão de um estudo sobre as meta-regras/ estigmas e o induzimento em erro que o estigma causa na polícia nas investigações e operações, seria muito útil para incrementar o nível de acertos e de solução de casos graves, protegendo as vítimas atuais ou potenciais. A quantidade de casos para estudo é imensa, como, exemplo podemos citar o estudo de literatura sobre serial killers. 

Na ausência de estigma não se deve subestimar o suspeito, na presença, deve-se respeitar os direitos humanos e conferir as mesmas oportunidades que outras pessoas, desconstituindo ou negando o estigma. 

A vítima deve ser protegida sempre, independentemente de sua condição. No caso comentado, dever-se-ia negar o estigma da mulher como ‘vítima aceitável’ por tratar-se de conflito de relações afetivas


a)    Todas as alternativas estão corretas

b)    Apenas duas alternativas estão corretas

c)    Apenas uma alternativa está correta

d)    Todas as alternativas estão incorrectas


26) Em relação à Teoria da Vidraça Quebrada, podemos afirmar que a ideia de fundo é que se os pequenos dleitos são corrigidos e levados os seus autores para responderem diante do poder público, a população tende a comportar-se corretamente e a cidade passaria a viver pacificada. 




a)    Verdadeiro                           b) Falso


27) Julgue as assertivas:

a) BECKER e GOFFMAN foram imprescindíveis para a compreensão do fenômeno criminal embora ainda defendessem o estudo dos aspectos físicos do criminoso.

b) O Labelling Approach diverge da Teoria do Etiquetamento porque a Teoria do Etiquetamento compreende o delito a partir do entendimento da reação social ao comportamento das pessoas, enquanto o Labelling Approach compreende o delito a partir de um ponto de vista circunscrito ao indivíduo e ao fato.

c) A crítica mais contundente ao abolicionismo total é que naturalmente voltaria a vingança privada para solucionar problemas entre particulares.

d) O garantismo nos remete ao Direito Penal mínimo ao reconhecer os malefícios da presença estatal para resolver os conflitos.


a) Apenas a questão A está errada

b) Apenas a questão C está correta

c) Apenas as questões B e C estão corretas

d) Apenas as questões C e D estão corretas

e) NDA




GABARITO



1)    Verdadeiro

2)    Falso

3)    Verdadeiro

4)    Falso

5)    C

6)    Verdadeiro

7)    Verdadeiro

8)    Falso

9)    Verdadeiro

10) Falso

11) B

12) B

13) Verdadeiro

14) Falso

15) Verdadeiro

16)  Falso

17) Verdadeiro

18) Verdadeiro

19)  C

20)  Verdadeiro

21)  C

22)  A

23)  Falso

24)  Verdadeiro

25) A

26) Verdadeiro

27) D

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BAIXE UM E-BOOK GRÁTIS

Mateus 7:18 e o Concurseiro

FAÇA COACHING PARA CARREIRA POLICIAL