CONHEÇA 5 DICAS FUNDAMENTAIS PARA INICIAR OS ESTUDOS


Se você está perdido e não sabe muito bem por onde começar sua preparação para um concurso público, seguem abaixo 5 dicas fundamentais que ajudarão a iniciar os seus estudos:



          1. AUTOCONFIANÇA

O primeiro passo para você atingir uma meta é convencer-se de que você é capaz. se você não acreditar no seu sonho é melhor nem começar.

As pessoas autoconfiantes são bem-sucedidas em todas as áreas, inclusive nos estudos. O homem é aquilo que ele pensa ser. Henry Ford dizia que se você acredita em você ou se você não acredita em você, VOCÊ ESTÁ CERTO!

Somente é capaz de tomar a decisão de começar a estudar, pagando o preço necessário para alcançar o sonho da aprovação no concurso, quem é confiante, assertivo, positivo.

São Tomé dizia que "eu preciso ver para crer". Porém, o paradigma no concurso público é outro, isto é: 

E PRECISO CRER PARA VER


           2. OBJETIVO

Tenha um objetivo específico. Tenha foco. Você quer realmente passar em um concurso público? Qual concurso? Objetivos muito genéricos não te levarão a lugar algum. Portanto, não busque ser rico, ser bem-sucedido ou qualquer coisa parecida. 

Tenha como objetivo ingressar em determinada carreira e, a partir daí, direcione sua vida neste sentido. O sucesso, a estabilidade financeira e a felicidade serão uma decorrência natural.

          3. PLANEJAMENTO

Quem falha ao planejar está planejando falhar. A partir do momento em que você tem um objetivo específico, faça um planejamento da sua vida para alcançar este objetivo. É preciso organizar a sua rotina, os seus horários, o tempo da família, do trabalho e do estudo.

Estabeleça as prioridades e crie uma rotina diária que não despreze a necessidade de descanso e lazer.

          4. DISCIPLINA

Disciplina é obediência às regras. É cumprir rigorosamente o que foi planejado, sem fazer concessões.

Você sabe o que atrapalha a disciplina do estudo? Focos de distração como Whatsapp, redes sociais, internet, televisão, geladeira, etc. Seja rigoroso com o seu planejamento. Hora de trabalhar, trabalhe. Hora de descansar, descanse. Hora de estudar, estude. 

          5. MOTIVAÇÃO

A motivação é tão importante quanto o conhecimento. É a motivação que vai te dar forças para levantar cedo e estudar, para conciliar trabalho e estudo, para sacrificar os finais de semana em prol do seu objetivo.

A motivação é aquela força interior que te faz ter ânimo para buscar os seus sonhos. Que te faz acreditar que o esforço vale a pena. Em outras palavras, é o impulso interno que leva a ação.

Entre o sonho e a realização encontra-se a ação. A motivação é o combustível da ação enquanto o sonho é o combustível da motivação. Ou seja, quanto mais a pessoa sonha, quanto mais ela acredita neste sonho, mais motivada ela fica. 

Toda grande conquista é precedida de um grande sonho! Por isto é necessário sonhar com algo concreto e definido. O candidato tem que saber o que ele realmente quer para acreditar que é possível e, assim, tornar-se mais motivado.

Portanto, transforme o seu sonho em motivação e a sua motivação em ações positivas que te levarão à materialização dos seus sonhos. Quero finalizar com um pensamento de autoria desconhecida que serve como fonte de motivação:

Faça o melhor que puder, seja o melhor que puder, 
o resultado virá na mesma proporção do seu esforço


Por hoje é só, pessoal!! Até a próxima!!

Humberto Brandão

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BAIXE UM E-BOOK GRÁTIS

Mateus 7:18 e o Concurseiro

FAÇA COACHING PARA CARREIRA POLICIAL