Brasil! Quem são os seus vizinhos?

O estudo da criminalidade no Brasil não pode desconsiderar a situação geográfica do nosso país, uma vez que os limites territoriais que formam a zona de fronteira brasileira tornam o Brasil absolutamente vulnerável ao tráfico de drogas, de armas e à evasão de divisas.

Em todo mundo, apenas três países produzem cocaína em grande escala: Bolívia (100 toneladas/ano), Peru (200 toneladas/ano) e Colômbia (500 toneladas/ano). Os três países fazem fronteira com o Brasil. O Paraguai, que também é nosso vizinho, é o principal fornecedor mundial de maconha – estima-se em 3000 toneladas a sua produção anual de maconha.

O resultado dessa convergência de fatores é que as fronteiras brasileiras situadas no Mato Grosso do Sul e no Paraná tornaram-se o epicentro do tráfico (de drogas e de armas) e do contrabando.

Quatro cidades gêmeas situadas na fronteira com o Paraguai tornaram-se as maiores bases operacionais dos traficantes que atuam no Brasil, superando a Amazônia:


  • Pedro Juan Caballero (Paraguai) x Ponta Porã (MS)

É a principal porta de entrada de cocaína no Brasil. Pequenos aviões que pousam em pistas clandestinas na região trazem a cocaína da Bolívia, Peru e Colômbia. Depois a droga segue por terra para São Paulo.

  • Capitán Bado (Paraguai) x Coronel Sapucaia (MS)

Maior pólo de cultivo de maconha do mundo. Abastece 80% do mercado brasileiro.

  • Salto Del Guayrá (Paraguai) x Guaíra (PR divisa com MS)

É o maior centro de contrabando de cigarros do continente. Por lá passam também armas e drogas.

  • Ciudad del Este (Paraguai) x Foz do Iguaçu (PR)

Um dos mais movimentados centros de lavagem de dinheiro do planeta.

Lamentavelmente, os esforços de cooperação internacional pouco têm contribuído para o combate ao crime organizado na América Latina, mesmo porque, parte da economia de países sul-americanos está lastreada na atividade ilícita.

Alguém conseguiria imaginar o Paraguai adotando uma política eficaz de combate à pirataria ou o governo boliviano investindo no aniquilamento do cultivo da folha de coca?

Até a próxima!

Humberto Brandão


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BAIXE UM E-BOOK GRÁTIS

Mateus 7:18 e o Concurseiro

FAÇA COACHING PARA CARREIRA POLICIAL