Projeto Quantox - Polícia Científica no combate ao tráfico de drogas


Nova técnica da Polícia Federal usa rede de esgoto das cidades para identificar áreas de consumo e produção de cocaína e crack.
 
O instituto Nacional de Criminalística da Polícia Federal desenvolveu um projeto denominado "Projeto Quantox”. Trata-se de um instrumento de análise criminal que ajuda no levantamento da quantidade e da localização do consumo de drogas nas cidades.

O Quantox se baseia em amostras de esgotos para aferir a quantidade de substâncias oriundas de entorpecentes presentes na urina humana. Com o resultado da análise, os peritos podem afirmar as regiões das cidades em que o consumo é mais intenso, bem como a quantidade de droga consumida em determinada região.

Grande parte do que é consumido pela população de uma cidade vai parar no esgoto. No caso do consumo de drogas não é diferente. Ao usar cocaína, por exemplo, o organismo humano metaboliza o entorpecente e expele um composto chamado Benzoilecgonina – substância identificada em amostras de urina dos usuários.

Partindo do princípio dos exames antidopings, pesquisadores desenvolveram o projeto “Quantificação de Analitos Tóxicos”, denominado QuAnTox. O trabalho permite que, através do monitoramento da malha de esgotos, os Peritos Criminais Federais consigam calcular, em análises de laboratório, a quantidade da droga consumida em uma determinada região.

O projeto pioneiro no Brasil ratifica a relevância da Polícia Técnico-Científica não somente no combate à criminalidade, mas também no planejamento de estratégias e criação de programas sociais que tenham por objetivo a prevenção ao uso de entorpecentes no país.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BAIXE UM E-BOOK GRÁTIS

Mateus 7:18 e o Concurseiro

FAÇA COACHING PARA CARREIRA POLICIAL