OPERAÇÃO PLANETA DESARTICULA QUADRILHA DE TRÁFICO DE PESSOAS


 
No âmbito da cooperação policial entre Brasil e Espanha, a Polícia Federal e a Polícia Espanhola (Cuerpo Nacional de Policia), desencadearam, no fim de janeiro, a Operação Planeta. A ação foi realizada simultaneamente em Salamanca, na Espanha, e em Salvador (BA), e teve como objetivo desbaratar uma organização internacional que se dedicava à prática de tráfico de pessoas para fins de prostituição.
Mulheres brasileiras eram recrutadas por aliciadores na capital baiana, com a promessa de trabalho na Espanha. Recebiam do grupo além da oferta de emprego, passagem aérea e dinheiro para despesas pessoais. Ao chegar em território espanhol, eram surpreendidas e expostas a situação degradante de moradia e trabalho, além de tomar ciência de que a dívida, pré-constituída, seria cinco vezes maior.

O trabalho da Polícia Federal foi motivado por uma denúncia recebida pelo “Ligue 1 80” da Secretaria de Política Para as Mulheres (SEPM), do Governo Federal. A mãe de uma das vítimas verificou que ela passava por uma situação análoga a de personagens de uma telenovela, apresentada pela TV Globo, e resolveu denunciar.

A partir de então, uma rápida e eficiente troca de informações, por intermédio de sua Representação na Embaixada do Brasil em Madri, com as autoridades espanholas, foi decisiva para a execução da operação simultaneamente nos dois países.

Dois mandados de prisão preventiva, uma condução coercitiva e três mandados de busca e apreensão foram cumpridos no Brasil. Em território espanhol, além de quatro prisões, foi feito o fechamento de duas casas de prostituição, além da busca e apreensão na casa dos presos e em estabelecimentos. Além disso, as cinco mulheres que ficavam trancadas no estabelecimento foram libertadas pelos policiais. As casas de shows, após o encerramento das atividades na madrugada, eram trancadas por cadeados, de maneira que as mulheres ficavam reclusas em seu interior. Elas só podiam deixar o local para se alimentarem.

Os envolvidos foram indiciados por tráfico internacional de pessoa para fim de exploração sexual e formação de quadrilha.

Fonte: Informativo PF - Nº 60

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BAIXE UM E-BOOK GRÁTIS

Mateus 7:18 e o Concurseiro

FAÇA COACHING PARA CARREIRA POLICIAL